6 projetos inspiradores de casas para construir na praia

O que para alguns parece apenas um pedaço de terra, pode ser na verdade um mar de possibilidades para colocar em prática novas ideias e desafios.

Se você acha que é necessário um terreno muito extenso para construir uma casa incrível, pense de novo: estes surpreendentes projetos assinados por renomados estúdios de arquitetura provam que é possível ter uma residência deslumbrante em terrenos de até 312 m2. Confira!

Cerdá Arquitetura e Urbanismo

Imagem 3D – Gabriel Paranhos

Este projeto, assinado pela Cerdá Arquitetura, foi criado com o conceito de proporcionar integração entre interior e exterior. Projetado para um terreno com vizinhos em todas as divisas, ele coloca toda a área social no pavimento superior, criando, além da ampla área de estar, um terraço-jardim, conectado e integrado ao térreo, onde está a área íntima e o pátio.

A implantação em “L” foi utilizada para garantir privacidade aos moradores. A frente tem janelas apenas no pavimento superior, protegida por brises. Internamente, é uma casa aberta ao convívio, em que todas as demais janelas voltam-se para o pátio.

Área do terreno: 250m²

Área do pavimento térreo: 97,01 m2

Área do hall de acesso: 11,34 m2

Área do segundo pavimento: 54,93 m2

Área privativa total: 163,28 m2

 

Hype Studio

Imagem 3D – Hype Studio

Uma casa projetada para reunir a família, dar festas, voltar da praia e relaxar, curtir a brisa e tomar banho de sol — esse é o conceito do projeto assinado pelo Hype Studio, escritório responsável pela modernização do Estádio Beira-Rio.

Nesta casa, todos os quartos são voltados para o norte, trazendo sol e criando um ambiente saudável na área íntima. Separada por uma escada de níveis intercalados, a área social tem pé-direito alto. Na fachada oeste, que recebe o forte sol das tardes de verão, a piscina é suspensa, protegendo a casa e criando uma inusitada raia de natação. No nível da piscina e sobre a área social da casa, foi criado um deck com insolação garantida durante todo o ano.

Área do terreno: 311,66m²

Área do pavimento térreo: 157,1 m2

Área do segundo pavimento: 62,16 m2

Área privativa total: 219,33 m2

 

OSPA

Imagem 3D – Ospa

Assinado pela OSPA, empresa multidisciplinar que reúne expertises de diversas áreas do conhecimento em busca das melhores soluções, este projeto foi criado para uma residência localizada em um lote de duas frentes — uma voltada para o passeio, único acesso de veículos, e a outra voltada para uma área de preservação permanente, com a qual se integra – utilizando ao máximo da sua largura nas divisas.

O pavimento térreo está dividido em dois setores: a garagem, separada por um pátio interno, e a área social, que se abre para o jardim. Conectando os dois espaços fica a área de serviço, atendida também por um pátio exclusivo. No andar superior, localizam-se quatro suítes, com total flexibilidade de modificação em suas áreas, permitindo, inclusive, a criação de um ambiente de estar, conforme a vontade dos moradores. Destaca-se, sobre o segundo pavimento, um solarium com vista 360 graus, com possibilidade de instalação de ofurôs e tratamento paisagístico.

Área do terreno: 250m²

Área do pavimento térreo: 132 m2

Área do segundo pavimento: 118 m2

Área privativa total: 250 m2

 

Projetebem

Imagem 3D – Gabriel Paranhos

Criada pela Projetebem, escritório consolidado no mercado na área residencial, corporativa, comercial e de interiores, a casa Bruta foi pensada para ser flexível e ampla. O projeto tem linguagem simples e moderna, ao mesmo tempo em que revela força e imponência.

Os materiais escolhidos, trabalhados de maneira bruta, trazem rusticidade e um toque de aconchego e privacidade. O uso da madeira e a harmonização com a vegetação têm a função de criar um clima mais próximo para as pessoas, seguindo a característica da empresa de projetar ambientes com sentimento.

Área do terreno: 250m²

Área do pavimento térreo: 97,00 m2

Área do segundo pavimento: 94,40 m2

Área privativa total: 191,40 m2

 

Ronaldo Rezende Arquitetura

Imagem 3D – Gabriel Paranhos

Um dos escritórios mais reconhecidos no sul do Brasil, a Ronaldo Rezende Arquitetura é quem assina este projeto, desenvolvido com a intenção de integrar ao máximo os usuários da residência. Por meio de sua arquitetura contemporânea, ele atende perfeitamente às necessidades de diferentes perfis de pessoas.

Foram eliminadas da área social todas as barreiras físicas possíveis, tornando a casa muito ampla e luminosa. Explorar ao máximo a área externa também foi uma diretriz. Assim, a solução de estender a edificação até as divisas laterais fez com que a casa ganhasse escala, tanto no acesso, com quatro vagas de veículos, quanto no pátio de fundos.

Área do terreno: 250m²

Área do pavimento térreo: 76,17 m2

Área do segundo pavimento: 69,50 m2

Área privativa total: 145,67 m2

 

Seferin Arquitetura

Imagem 3D – Gabriel Paranhos

Contemporâneo, este projeto assinado pela Seferin Arquitetura partiu do conceito de criar integração máxima entre as áreas sociais internas (estar, jantar e espaço gourmet) e a área externa, por meio das varandas cobertas e dos jardins externos (frente e fundos). A planta térrea possibilita flexibilidade de layout para os moradores, sempre com vista das áreas externas.

No segundo pavimento, diferentes composições entre os dormitórios também podem ser trabalhadas. Além disso, o projeto pode ser personalizado, tanto nos materiais internos e externos, quanto em elementos como esquadrias e pergolado, criando, assim, identidades únicas para cada unidade.

Área do terreno: 250m²

Área do pavimento térreo: 109,11 m2

Área do segundo pavimento: 98,97 m2

Área privativa total: 208,07 m2

 

E você, ficou inspirado com esses projetos? Em qual dessas casas você gostaria de morar? Compartilhe com seus amigos!

Conheça agora as Vantagens de ter uma casa em condomínio na praia.

assista o vídeo do

empreendimento

Receba CONTEÚDOS DE NOSSOS

Lançamentos
e novidades