6 motivos para investir em uma construção do seu jeito

Como opção de muitos brasileiros, adquirir um terreno para construir uma casa é um investimento inteligente, que permite ao proprietário personalizar seu imóvel e realizar a obra no seu ritmo, com os materiais que combinam com o seu gosto e preços que cabem no bolso. Se quiser dicas de como escolher um bom terreno confira aqui.

Se esse é o seu objetivo ou se você ainda precisa de uma mãozinha para decidir o melhor caminho, confira a seguir seis motivos para comprar um terreno e construir por conta própria.

1 . Morar do seu jeito com um projeto personalizado

Quer uma casa com dois ou três andares? Um escritório para trabalhar em casa? Um quarto para cada um dos filhos? Cozinha americana? Lareira? Piscina? Jardim? Qualquer pessoa que já tenha buscado um lugar para morar sabe: encontrar o imóvel perfeito, que contemple todos os requisitos desejados pelo morador, é tarefa desafiadora e que consome muito tempo.

É por isso que poder projetar e construir uma casa com uma planta personalizada de acordo com as necessidades da família é a escolha de muitas pessoas.

 

2. Economizar na construção

Construir uma casa por conta própria permite que o proprietário selecione materiais e fornecedores mais em conta, e também que construa o imóvel no seu ritmo, de acordo com as suas possibilidades.

Com muita pesquisa e negociação, é possível reduzir bastante os custos de construção, com o bônus de poder escolher materiais e produtos de acordo com o seu gosto.

Estima-se que ao adquirir um terreno e construir por conta própria seja possível economizar até 50% em relação à compra de uma casa já pronta.

 

3. Ter um imóvel mais valorizado

Ao comprar um terreno e construir seu próprio imóvel, você estará adicionando valor à sua propriedade. Isso quer dizer que, depois que a sua casa estiver pronta, o valor de venda superará a soma do valor do terreno mais o valor gasto na obra.

Ou seja, comprar um terreno para construir é, na maioria dos casos, um investimento seguro e inteligente.

 

4. Construir um lar mais sustentável

Que tal economizar energia aproveitando a luz natural ou instalando painéis de energia solar? Ou economizar água usando torneiras com aerador ou um sistema de captação da água da chuva? E se você utilizar materiais reaproveitados na construção? Ou, ainda, utilizar restos de alimentos para adubar uma horta ou composteira?

São muitas as possibilidades disponíveis hoje para tornar um imóvel mais sustentável. Construir a sua própria casa permite investir nas tecnologias e recursos que são mais importantes para você, e ainda economizar gastando menos energia elétrica e água.

 

5. Garantir a qualidade do resultado

Ao comprar uma casa já construída, é comum que o proprietário seja surpreendido com a necessidade de fazer reformas ou melhorias devido a um serviço mal feito ou ao uso de materiais de baixa qualidade.

Ao construir por conta própria, você consegue selecionar os melhores materiais e supervisionar de perto o trabalho de construção e de instalações, garantindo um resultado duradouro e de qualidade.

 

6. Preparar o imóvel para ampliações

Construir seu próprio imóvel significa poder fazer a obra no seu ritmo ou antecipar futuras necessidades da família. Por exemplo, você pode prever o espaço para adicionar um quarto caso tenha mais um filho, ou deixar a estrutura da casa pronta para adicionar um segundo andar.

Conhecer a planta da casa também é uma vantagem e tanto: saber exatamente por onde passam as instalações de água, gás e energia elétrica, por exemplo, evita possíveis problemas na hora de ampliar ou reformar o imóvel.

E você, já chegou à decisão de construir sua casa por conta própria? Leia também 5 vantagens de morar em uma casa.

assista o vídeo do

empreendimento

Receba CONTEÚDOS DE NOSSOS

Lançamentos
e novidades