5 motivos para morar perto de áreas verdes

Morar em um bairro arborizado, perto de um parque ou praça com opções de lazer ou espaço para realização de atividades físicas, é sonho de muitos e privilégio de poucos. Comprar um terreno ou imóvel localizado em regiões arborizadas pode ser mais caro, o que acaba afastando potenciais compradores que optam por fazer um investimento mais baixo.
O que muitos não reconhecem é que morar perto de áreas verdes traz diversos benefícios para o bem-estar, a saúde física e mental e também para o bolso do comprador. Ou seja, investir em um imóvel próximo a um parque ou praça tende a ser um excelente negócio, seja no curto ou no longo prazo. Afinal, você e sua família poderão curtir as áreas verdes imediatamente, enquanto o seu imóvel será cada vez valorizado com o passar dos anos.
Conheça agora cinco benefícios de morar pertinho de uma área verde.

Mais qualidade de vida

O que é qualidade de vida para você? Estudos sobre esse tema normalmente consideram fatores como saúde física e mental, interação social, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, realização de atividade físicas e sensação de segurança.
Quem mora perto de um parque ou praça tem enormes benefícios em relação à qualidade de vida, já que estes espaços proporcionam oportunidades de socialização, recreação, relaxamento, prática de exercícios e contato com a natureza. Ou seja, são muitos os motivos para sair de casa e curtir a cidade na companhia de familiares e amigos.

 

Melhor saúde mental

Doenças como depressão e ansiedade afetam uma alta porcentagem da população — o Brasil, aliás, lidera em incidência dessas condições na América Latina, com 5,8% dos habitantes sofrendo de depressão, e 9,3% de ansiedade. A boa notícia é que o risco de desenvolvê-las cai quanto mais próximo a pessoa mora de locais como parques, praças e jardins. É essa a conclusão de um estudo desenvolvido pela Universidade Vrije, em Amsterdã, que analisou dados de 350 mil pessoas.
Para os pesquisadores, o resultado pode estar relacionado a fatores que afetam a saúde mental de forma indireta, como o acesso a ar puro e a presença de mais oportunidades para socialização, relaxamento e prática de exercícios físicos.

 

Facilidade para praticar atividades físicas

Morar próximo a áreas verdes estimula as pessoas a se movimentarem mais e ajuda a prevenir a obesidade. Um estudo da Universidade de Washington feito com 3,8 mil crianças mostrou que aquelas que tinham acesso a uma praça ou parque apresentavam índice de massa corporal mais baixo.
E uma pesquisa da Universidade de Glasgow chegou a outro resultado interessante: praticar exercícios ao ar livre traz mais benefícios do que fazer atividades físicas em locais fechados. Segundo o estudo, apenas cinco minutos de exercícios ao ar livre já são eficazes para melhorar o humor e a autoestima.
Seja para caminhar, correr, praticar esportes, andar de bicicleta, brincar ou subir em árvores, um parque proporciona muitas oportunidades para adultos e crianças se movimentarem sem depender da estrutura de uma academia.

 

Maior conforto térmico

Nos meses mais quentes do ano, os moradores de áreas urbanas sofrem mais com o calor, especialmente em grandes cidades. Um dos fatores que potencializa as altas temperaturas é a presença de muitos trechos asfaltados ou com calçamento, que retêm o calor.
Bairros que intercalam áreas construídas com áreas verdes são mais ventilados, sombreados e têm sensação térmica mais agradável. Ou seja, a vegetação tem influência positiva no microclima da cidade, protegendo as residências dos efeitos negativos das altas temperaturas.

 

Maior valorização do imóvel

Um levantamento realizado na cidade de São Paulo comprovou algo que corretores imobiliários intuitivamente já sabem: imóveis perto de áreas verdes têm metro quadrado mais caro e são vendidos com mais facilidade. O estudo demonstrou uma relação direta entre arborização e valorização.
Assim, ao escolher uma casa ou terreno para morar ou investir, lembre-se: escolha um bairro mais verde!
Quer receber mais conteúdos como este? Então curta a nossa página do Facebook.

assista o vídeo do

empreendimento

Receba CONTEÚDOS DE NOSSOS

Lançamentos
e novidades